sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Eparréi, Iansã!




Ontem, 04 de dezembro, foi dia de comemorar uma das mais poderosas orixá do Candomblé: IANSÃ.

Como a Bahia tem religiosidade sincrética, Iansã e Santa Bárbara se misturam na fé e na devoção do povo baiano.

É maravilhoso chegar ao Pelourinho no início da manhã e ver aquela multidão em vermelho e branco - crianças, jovens, maduros e idosos - lotar a Igreja do Rosário dos Pretos, o largo do Pelourinho e o Taboão, cantando, rezando, dando santo, pagando promessa...
Após a missa, ainda durante o foguetório, a multidão se encaminha para a Baixa dos Sapateiros, onde vermelha que leva a Santa em seu andor até o Corpo de Bombeiros, para a homenagem da Corporação, até chegar ao Mercado onde o maior carurú do mundo é servido aos devotos. Durante muitos anos ouvi dizer que o Carurú de lá levava como ingrediente uma grande cobra, que o deixava exótico e gostoso. Será verdade ou lenda popular?



Nos casarões por toda a região mil carurús se realizam e o samba toma conta das sacadas, das ruas, numa festa profana e religiosa como só esta Cidade da Bahia sabe fazer.

Me impressiona o fato de na véspera quase sempre chover, com direito a mau tempo que inclui relâmpago e trovoada. Quase não chove nesta Cidade, trovoada então é coisa rara, mas não neste iniciar de dezembro, imperando a força da Santa - Rainha dos raios.

O que mais gosto na festa? Os senhores de mais de 70 anos, pessoas humildes e requintadas, vestidos nas suas calças sociais brancas, sapato social branco, meia vermelha, cinto branco, camisa de botão vermelha alinhadamente vestida por dentro da calça, lenço branco no bolso da camisa, anel de prata no dedo médio ou mindinho, corrente de ouro com crucifixo. Chique demais da conta!

4 comentários:

Patricia disse...

e "what about" o caruru do CF?

Unknown disse...

e eu sem poder comer caruru... cheia de convites e cheia de água na boca

aeronauta disse...

Esse sincretismo é algo mágico!

Anônimo disse...

Para o ano, vou tentar me programar para ter o privilégio de sua companhia...